KRISIS

O que é Krisis?

Krisis – Crítica da sociedade da mercadoria é uma associação de indivíduos e grupos teoricamente ativos e comprometidos com a reformulação de uma crítica radical do capitalismo para além do marxismo tradicional.

O nome é o programa. Para a Krisis, crítica do capitalismo significa: crítica de uma sociedade baseada na produção de mercadorias, no trabalho abstrato e na valorização de valor e sujeita a uma dinâmica histórica autonomizada que culmina no atual processo de crise. Essa crise tem um caráter fundamental. Não só mina os fundamentos da valorização capitalista, como ao mesmo tempo, ameaça de um modo geral as condições da vida humana em comum e, portanto, levanta a questão da abolição emancipatória do capitalismo com renovada urgência.

Os textos da Krisis são intervenções no discurso público com o objetivo de trazer à consciência a lógica louca e destrutiva do sistema produtor de mercadorias e de explorar uma nova perspectiva de emancipação social. A maior parte desses textos, publicados em revistas, jornais, livros e fóruns na internet, pode ser encontrada na homepage https://www.krisis.org/ A parte teórica principal é a revista Krisis, publicada desde 1986 como edição impressa (inicialmente sob o nome de Crítica Marxista) e que aparece em novo formato, on-line, desde 2013.

Krisis em português

Os textos da Krisis que circulam em língua portuguesa têm agora um espaço próprio de divulgação no Brasil. Neste espaço, o público interessado na abordagem “crítica do valor” da Krisis vai encontrar publicações recentes e uma série histórica, com materiais do vasto acervo das revistas Krisis e Crítica Marxista até aqui disponíveis apenas em alemão. Também disponibilizamos no blog contribuições jornalísticas dos autores do contexto da Krisis.

A tradução e publicação de textos e livros da Krisis é um projeto coletivo que visa particularmente a disponibilização de material até agora de difícil acesso para o público brasileiro.

Contribua divulgando os nossos conteúdos nas redes sociais.
Some-se a nós e faça parte da nossa rede de tradutores voluntários!
Doações são muito bem-vindas para ampliarmos as nossas tarefas de divulgação.

Krisis – 30 anos. Entrevista com Ernst Lohoff e Norbert Trenkle (2017)